Diverticulose

 

Sangramento diverticular

É o sangramento que ocorre a partir da erosão de vasos sanguíneos próximos aos diverticulites. Pode ser leve ou grave com necessidade de transfusão sanguínea. Nos casos em que ocorre crises recorrentes, a retirada da porção de intestino doente deve ser retirada.

Tratamento através de Cirurgia Videolaparoscópica e Robótica

Através da cirurgia videolaparoscópica é possível realizar a ressecção do intestino através de pequenas incisões de aproximadamente 1 cm e retirada do intestino através de uma incisão próximo a pube semelhante a de uma cesárea porém ainda menor. Neste tipo de cirurgia a resposta inflamatória que ocorre após a cirurgia é muito menor que na cirurgia tradicional, permitindo introdução da dieta mais cedo e alta com recuperação das atividades precocemente.

O acesso laparoscópico com cirurgia robótica é um procedimento ainda mais moderno realizado pela nossa equipe que permite ainda mais refinamento da técnica com movimentos mais finos através de pinças acopladas a braços robóticos que obedecem aos comandos do cirurgião. Além disso a cirurgia robótica permite visão tridimensional oferecendo maior controle de profundidade sobre o campo cirúrgico em relação a visão bidimensional da cirurgia videolaparoscópica tradicional.

Tratamento através de Cirurgia Single-Port (Scarless Surgery)

A cirurgia Single-Port (Incisão Única) é uma nova modalidade de cirurgia videolaparoscópica onde graças ao desenvolvimento de instrumentais especias tornou-se possível ao invés de realizar 4 ou 5 incisões de 1 cm, fazer apenas um única incisão de 2,5 cm na região periumbilical. Isso permite reduzir ainda mais a agressão cirúrgica e o risco de sangramento e obter um aspecto estético final praticamente sem cicatrizes (Scarless Surgery).

Dr. Vladimir Schraibman

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo, com mestrado e doutorado em Ciências Médicas pelo Departamento de Cirurgia da Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina, Dr. Vladimir Schraibman é especialista em cirurgia geral, gastrocirurgia e orientador de Cirurgias Robóticas da área de Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo do Hospital Israelita Albert Einstein (Proctor Intuitive Robotic System) e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Videolaparoscópica (Sobracil). É médico colaborador do Setor de Fígado, Pâncreas e Vias Biliares do Departamento de Cirurgia da Universidade Federal de São Paulo, além de integrar o corpo clínico do Hospital Albert Einstein. Tem diversos artigos publicados em revistas e jornais científicos do Brasil e do exterior, além de intensa participação em congressos nacionais e internacionais.


Especialidades: